Seguidores

sábado, 13 de agosto de 2011

Pacientes sem acesso aos melhores tratamentos para linfoma

Pacientes sem acesso aos melhores tratamentos para linfoma
 
Milhares de pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com linfoma não-Hodgkin continuam sem acesso a novos procedimentos e terapias. Há apenas um tipo de linfoma que é contemplado pelo SUS na utilização da droga mais moderna (anticorpos monoclonais). “Trata-se de um erro de avaliação do Ministério da Saúde, uma vez que há indicação formal para se adotar esta terapia ainda não praticada no SUS”, alerta o diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), Carlos Chiattone.
 
Chiattone, um dos 10 maiores especialistas em linfoma no mundo, disse que a grande questão sobre este tipo de câncer é que a população não tem acesso ao medicamento de anticorpos monoclonais, utilizado no tratamento da presidente Dilma Rousseff, em 2009. “Os anticorpos monoclonais combatem as células cancerosas preservando as sadias. Estes medicamentos não são disponibilizados pelo SUS, a população em geral é submetida à quimioterapia convencional que não dá os mesmos resultados.”
 
O linfoma, um grave tipo de câncer do sangue, já é a quinta causa de morte de pacientes oncológicos. No Brasil, todo ano surgem cerca de 60 mil novos casos da doença, a maioria em estágio avançado, com dificuldades para o tratamento. Um grande problema que afeta os pacientes é que nem todos os que são diagnosticados conseguem tratamento de última geração. É falta de ética médica não oferecer tratamentos mais modernos para os pacientes, sob a alegação de alto custo”, afirma Chiattone.
 
A demora no tratamento ou o tratamento incorreto provoca um grande número de mortes. Enquanto para outros tipos de câncer há vários esforços para a obtenção do diagnóstico precoce, para o Linfoma não há nenhuma ação neste sentido por parte das autoridades governamentais. “A grande maioria da população não conhece os sintomas da doença”, diz o especialista.
 
 O tema será discutido no Rio de Janeiro, durante o XV Congresso da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea entre os dias 11 e 14 de agosto no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra. O endereço é Avenida Lucia Costa, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário